Você tem dor no pescoço? Veja aqui as causas,sintomas e tratamentos
- Dr. Wuilker

- 12 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

A dor cervical ou dor no pescoço pode ocorrer por várias razões, que vão da tensão muscular às alterações degenerativas na coluna vertebral.
A causa mais comum da Cervicalgia ou dor no pescoço é a tensão muscular. Mas também ela pode ocorrer por conta de alterações degenerativas na coluna, como osteoartrose ou doença degenerativa do disco; estenose espinhal; hérnia de disco; compressão nervosa.
Outros sintomas podem acompanhar a dor no pescoço, de acordo com a causa da doença. Entre os mais recorrentes estão a rigidez no pescoço; dor de cabeça; dor que irradia para os ombros ou braços; espasmos musculares; dificuldade para mover a cabeça ou o pescoço.
Embora seja um problema comum, há certos grupos que têm mais propensão à Cervicalgia, como as pessoas que passam longos períodos sentadas ou de pé em uma mesma posição; as que têm alterações posturais; que repetem movimentos várias vezes (como o uso de um teclado); atletas individuais e praticantes de esportes de contato; idosos.
Como é dado o diagnóstico?
Na maioria dos casos, a cervicalgia pode ser diagnosticada com base no histórico clínico e no exame físico. O neurocirurgião vai fazer a anamnese para saber quais os sintomas, há quanto tempo os sente e outras informações. Também será feito um exame físico no pescoço e na coluna vertebral. O médico ainda poderá pedir exames complementares, caso haja a suspeita de hérnia de disco ou estenose espinhal. Entre os exames que podem ser solicitados estão o raio-x, ressonância magnética, tomografia computadorizada e eletromiografia.
E como trata a dor no pescoço?
O tratamento para a Cervicalgia só poderá ser indicado depois do diagnóstico da causa. Na maioria dos casos, o tratamento é a combinação de mudança de hábitos e e medicação. Mas quando o paciente apresenta compressão da medula espinhal ou de um nervo espinhal causada por uma hérnia de disco no pescoço, pode ser feita uma Distectomia (remoção cirúrgica do disco) ou uma fusão cervical (procedimento cirúrgico que funde as vértebras).
Para a indicação do melhor tratamento, consulte sempre o médico especialista.



Comentários