top of page

Dor nas costas ou dor lombar – O que pode ser e quais os motivos?

  • Foto do escritor: Dr. Wuilker
    Dr. Wuilker
  • 12 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

Ao surgirem os sintomas, o Neurocirurgião deve ser consultado para avaliar a gravidade do caso e iniciar o tratamento.


A dor nas costas ou Lombalgia acontece na parte inferior da coluna vertebral (região lombar) e está entre as dores mais comuns, não fazendo distinção de gênero ou idade. A causa mais comum é a lesão muscular.


E essas lesões ocorrem por diversas razões, que podem ser má postura, sedentarismo, realização das tarefas cotidianas – como afazeres domésticos e exercícios físicos – de forma inadequada. A dor lombar pode ser aguda ou crônica, e o que diferencia uma da outra é o tempo de duração da crise.


Entre os sintomas estão a dor que se inicia subitamente na região lombar; irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos; dor nas costas; dor se agrava com o movimento, como sentar, parar, levantar objetos ou se inclinar.


Dor nas costas: Como é feito o diagnóstico?

A causa da dor lombar é investigada a partir de uma avaliação clínica no paciente, juntamente com a análise do seu histórico. Se for necessário, o médico poderá solicitar exames de imagens, como raio-X, ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética. 


Qual é o tratamento para dor nas costas ou Lombalgia?

Na sua fase aguda, o tratamento para a Lombalgia é feito com medicamentos para alívio da dor. São várias opções terapêuticas, como analgésicos, anti-inflamatórios, corticoides e relaxantes musculares.


Mas, em alguns casos, o tratamento é a intervenção cirúrgica, a exemplo de quando há a necessidade de descompressão das estruturas neurais, é feita a cirurgia de remoção de uma ou mais vértebras. A cirurgia também é uma opção de tratamento para hérnia de disco, quando é necessária a fusão de articulações e, ainda, para a descompressão da medula óssea.


Tudo vai depender da orientação do Neurocirurgião. Consulte sempre o médico especialista.

 
 
 

Comentários


bottom of page